carolinakappel

Monday, November 27, 2006

ECS 9


ECS 9 -Grupo A- texto inicial
SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHOGRUPO: Adriana, Ana Mattes, Carolina Kappel, Janete e VeridianaLETRA: AToda estrutura interna e externa de uma nação, bem como o nível de desenvolvimento de sua produção dependem principalmente da divisão de trabalho. Esta divisão implica primeiramente em uma separação entre o trabalho industrial, comercial e agrícola, em conseqüência, a separação entre a cidade e o campo e à oposição dos seus interesses. Em todas as subdivisões existem indivíduos que cooperam com seu trabalho, conforme sua condição: patriarcado, escravatura, ordens e classes. Mas a divisão do trabalho só surge efetivamente, a partir do momento em que se opera uma divisão entre o trabalho material e intelectual, sendo que estes cabem à indivíduos distintos.A partir do momento que começam a acontecer divisões de trabalho, onde alguns têm a chance de poder escolher o seu, e outros automaticamente acabam ficando com o que lhes sobra, e este, na maioria das vezes, é realizado sem o menor gozo ou prazer, apenas com o objetivo de garantir a sua subsistência e de sua família. Estão em condição de alienação, apenas produzindo, e isto ainda não para si próprios, mas para aqueles que lhe pagam o salário, que se resume a pouco.Mas antes de existir o operário, que faz o trabalho em troca de um salário, existia a força escrava, onde o próprio trabalhador era vendido e comprado, a fim de produzir para seu patrão, sem nada receber em troca.Neste sistema capitalista, no enriquecimento do capital acontece o empobrecimento do trabalhador em forças produtivas individuais.?Subdividir um homem é executa-lo, se merece a pena de morte, e se não a merece, assassiná-lo... A subdivisão do trabalho é o assassinato de um povo?. (K. Marx, O capital, 1, 4, c. 12, ?Divisão do trabalho e manufaturas?, 5, ?Caráter capitalista da manufatura?.)

Saturday, November 18, 2006

ECS8 e ECS9

Essas atividades foram bem legais, pois foi um jeito de conhecer muitas colegas do curso, mas foi bem complicado pois dependia de todas para dar certo. Eu, por exemplo ainda não consegui ler o texto para fazer a Ecs9. Meu grupo, que tem a mesma figura são:Aline ,Solange e Ligia, de Alvorada. Marli e Joseide de Três Cachoeiras. A Celma e a Marta Cruz de Gravataí. A Angélica Paulino, a Fernanda Beatriz e a Sandra Oliveira de São Leopoldo.
Ainda não sei quem são todas as colegas para a ECS9, Já me comuniquei com a Ana Mattes, a Adriana Pessoa, que são do meu pólo e com a Edilaine de São leopoldo.
Espero que essa atividade funcione e que todos os grupos consigam realizá-la.

Saturday, November 11, 2006

ECS7 Marx e Engels



Karl Marx (1818-1883), filósofo, economista e militante revolucionário alemão, fundador, juntamente com Friedrich Engels (1820-1895),do socialismo científico ou comunismo, veio de uma família de classe média, tradicionalmente judaica que precisou se converter ao cristianismo em função do preconceito. Casou-se com Jenny Westphalen em 1843, com quem teve cinco filhos.
Engels, filósofo alemão, veio de uma família rica, na juventude fica impressionado com a miséria de trabalhadores das fábricas de sua família e quando estudante adere aos pensamentos de esquerda.
Marx e Engels tornan-se grandes amigos e compartilham das mesmas idéias sobre política e sociedade. Vivem em um tempo de muitas mudanças na Europa. A principal delas, que iria mexer com o modo de vida de todos era a Revolução Industrial. Já havia vários movimentos pelos direitos do trabalhador, Marx e Engels analisam a exploração da classe dominante sobre o proletariado, para eles a evolução histórica se dá pelo antagonismo irreconciliável entre as classes sociais, ou seja, todas as mudanças são impulsionadas pelas relações de exploração e dominação de uma classe sobre outra.
Escreveram juntos sua principal obra “Manifesto Comunista”, e Também “O Capital”.
O que mais chama atenção na vida desses dois grandes homens foi sua dedicação, de uma vida inteira, a uma luta contra as injustiças sociais. Percebemos que ainda hoje somos explorados enquanto trabalhadores e que devemos sempre refletir sobre nossa condição social e lutar por nossos direitos para que possamos ter conquistas enquanto classe e mudar o rumo de nossa história.

Wednesday, November 08, 2006

Que fofo!



Estou cheia de coisas para fazer, mas tirei um tempinho para colocar está foto tão fofa que eu copiei do blog da minha amigona, a Cris! Finalmente consegui colocar imagem no blog, antes tarde do que nunca!

Friday, November 03, 2006

ECS8

Visitei os blogs de várias colegas com a mesma figura que eu tenho.
A Aline e a Solange de Alvorada, a Celma de Gravataí, a Angélica e a Fernanda de São Leopoldo. Postei comentários em todos, menos no da Fernanda, por problemas com a rede. Por causa disso, também não consegui visitar outros blogs e continuar procurando!