carolinakappel

Saturday, November 11, 2006

ECS7 Marx e Engels



Karl Marx (1818-1883), filósofo, economista e militante revolucionário alemão, fundador, juntamente com Friedrich Engels (1820-1895),do socialismo científico ou comunismo, veio de uma família de classe média, tradicionalmente judaica que precisou se converter ao cristianismo em função do preconceito. Casou-se com Jenny Westphalen em 1843, com quem teve cinco filhos.
Engels, filósofo alemão, veio de uma família rica, na juventude fica impressionado com a miséria de trabalhadores das fábricas de sua família e quando estudante adere aos pensamentos de esquerda.
Marx e Engels tornan-se grandes amigos e compartilham das mesmas idéias sobre política e sociedade. Vivem em um tempo de muitas mudanças na Europa. A principal delas, que iria mexer com o modo de vida de todos era a Revolução Industrial. Já havia vários movimentos pelos direitos do trabalhador, Marx e Engels analisam a exploração da classe dominante sobre o proletariado, para eles a evolução histórica se dá pelo antagonismo irreconciliável entre as classes sociais, ou seja, todas as mudanças são impulsionadas pelas relações de exploração e dominação de uma classe sobre outra.
Escreveram juntos sua principal obra “Manifesto Comunista”, e Também “O Capital”.
O que mais chama atenção na vida desses dois grandes homens foi sua dedicação, de uma vida inteira, a uma luta contra as injustiças sociais. Percebemos que ainda hoje somos explorados enquanto trabalhadores e que devemos sempre refletir sobre nossa condição social e lutar por nossos direitos para que possamos ter conquistas enquanto classe e mudar o rumo de nossa história.

1 Comments:

Post a Comment

<< Home