carolinakappel

Monday, October 09, 2006

Atividade 3

Atividade 3

1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim, diz que a definição de educação dada por Mill está muito diversificada, que reúne conceitos que não devem se misturar. Que não se deve confundir a influência que a sociedade e outros fatores exercem sobre os indivíduos, com a que os adultos exercem sobre as crianças e jovens e que somente esta última merece o nome de educação.
2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta duas definições. A primeira (de Kant) é a de que a educação deve levar o indivíduo à perfeição de todas as faculdades humanas. Porém, segundo Durkheim, isto não é totalmente possível, pois cada indivíduo tem as suas próprias aptidões, não podemos todos ser da mesma forma. Cada indivíduo deve se especializar naquilo que se sai melhor. A segunda idéia é a de que a educação serviria para que o indivíduo fosse "um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes" (James Mill), mas Durkheim diz que a felicidade é algo muito subjetivo que diz respeito a cada indivíduo e que assim, o conceito de educação dado fica a escolha de cada indivíduo. Diz, também, que mesmo tendo Spencer dado o conceito de que "as condições da felicidade são as da vida", isso não é o suficiente,pois a vida por si só não supre as nessecidades de um indivíduo com o "espírito cultivado".
3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim, para definir a educação é preciso que haja uma observação histórica. É preciso saber qual a tarefa da educação no passado, que nessecidades a educação atendia nas sociedades já existentes. Para definir o que é educação é preciso estudar os sistemas educativos que já existiram ou que ainda existem.
4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim cada sociedade impõe um ideal de educação aos seus indivíduos para se manter estável, ou seja, os indivíduos devem estar adequados à sociedade para que esta permaneça.
5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
O autor diz que o "ideal" tem que suscitar na criança "um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensáveis a todos os seus membros", ou seja, que a criança esteja de acordo com o que a sociedade em geral considera importante. Também deve suscitar "certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensável", quer dizer, aquilo que grupos mais próximos dessa criança pensam ser importante.
6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Sobre o conceito de educação, o autor conclui que a educação é uma "socialização metódica das novas gerações". Diz que em cada um de nós existe um ser individual que diz respeito aos acontecimentos de nossa vida pessoal e um ser que faz parte de um grupo, que vive de acordo com regras, crenças, tradições e opiniões e que o conjunto desses seres é que forma o "ser social", que a constituição desse "ser social" em cada indivíduo é a finalidade da educação. O autor diz ainda que, o homem não nasce com esse "ser social" e que por isso a educação é imprescindível.
7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim, a sociedade e indivíduo são idéias dependentes, para ele "o homem não é humano senão porque vive em sociedade". É a sociedade que faz com que nos comportemos de determinado modo e que sejamos de tal forma é a sociedade que nos empresta tudo de que dispomos para nos relacionarmos, é a sociedade que faz a ligação entre as gerações. A sociedade, através da educação, quer tornar o indivíduo uma "criatura verdadeira humana" e o indivíduo querendo melhorar a sociedade, melhora a si mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home